Go to AfricaBib home

Go to AfricaBib home Africana Periodical Literature Go to database home

bibliographic database
Line
Previous page New search

The free AfricaBib App for Android is available here

Periodical article Periodical article Leiden University catalogue Leiden University catalogue WorldCat catalogue WorldCat
Title:Redes mercantis e expansão territorial: a penetração portuguesa no vale do Zambeze e na África central durante o século XIX (1798-1890)
Author:Lobato, ManuelISNI
Year:1996
Periodical:Studia: revista semestral
Issue:54-55
Pages:165-210
Language:Portuguese
Geographic terms:Southern Africa
Portugal
Subjects:colonial history
colonial conquest
mercantile history
Abstract:Esto artigo discute o papel desempenhado pelos sertanejos afro-portugueses - na sua maioria mestiços e crioulos, estabelecidos no curso médio do Zambeze, na abertura dos sertões da África centro-meridional ao mundo exterior, que, desde finais do século XVIII até cerca de 1890, se expandiram para vastas regiões contíguas até aos cursos dos rios Cafué e Luapula. O artigo também discute as possíveis causas do insucesso das redes mercantis 'portuguesas' contrapondo-o ao sucesso alcançado por outros mercadores. Distingue entre as iniciativas levadas a cabo pela Coroa Portuguesa nos domínios científico, político e comercial, daqueles empreendimentos postos em prática pelos elementos privados implantados no terreno. Ao mesmo tempo que se malogravam as experiências na África central, cujos objectivos eram unicamente económicos, o processo de penetração comercial conduziu ao alargamento do sistema fundiário dos 'prazos'. Este modelo militar-comercial triunfou claramente entre as décadas de 1870 e 1890. Vários povos, entre os quais os diferentes grupos maraves e os mercadores bisa, sofreram os efeitos dos métodos empregues pelos afro-portugueses e pelos arábigo-suaíli. Durante todo este processo, a Coroa Portuguesa desempenhou um papel muito apagado. Note, ref., res. em português e em inglês.
Views